sábado, 3 de julho de 2010

DEPOIMENTOS DOS EDUCADORES UNIVERSITÁRIOS

Depoimentos dos Educadores Universitário Diego, Adriana e Daniel:

"Sou educador universitário, e estou cursando a faculdade de Direito. Antes de entrar no Programa Escola da Família eu nunca tinha feito atividades com crianças de comunidades de baixa renda. A minha primeira experiência foi essa oportunidade que o Programa me deu de coordenar aulas de Tênis de Mesa para as crianças e adolescente da escola.
Além das atividades físicas, fico feliz em saber que o esporte lhes ajuda a desenvolver outras áreas importantes: disciplina, coordenação motora, cidadania. Um dos meus alunos é um bom exemplo. Ele é um menino tímido de sete anos que eu fiz questão de tentar incluir nas atividades, estimulando-o a se relacionar com os colegas.
Um dia ele me disse: "Poxa professor, estou adorando as aulas. Agora eu posso brincar com as outras crianças". Percebi que ele tinha muitas dificuldades de se relacionar, mas que o esporte o torna cada vez mais seguro.
Com essa experiência com crianças de comunidades de baixa renda eu tenho aprendido a não reclamar da vida, a agradecer pelo pão, casa, segurança. A gente reclama de tantas coisas bobas enquanto essas crianças vivem em áreas de conflito.
Acho que a maior lição que aprendi é que é muito barato fazer uma criança dessas sorrir. Com coisas tão simples elas se mostram tão felizes..."


"Há dois anos sou Educadora Universitária, e estou cursando a faculdade de Artes Visuais. O mais especial em ser Educadora Universitária é saber que você pode fazer a diferença na vida de alguém. Ser uma educadora no Programa é desenvolver um trabalho social, aonde precisamos começar a jornada colocando muita energia, mas logo percebe que está recebendo também. No final, a satisfação pessoal que nasce de fazer algo bom é muito maior do que nós esperávamos. Eu geralmente digo que recebo muito mais das crianças e adolescentes em um só dia do que sinto que posso dar para eles aos finais de semana.
As crianças e adolescentes parecem ter um carinho incondicional pelos outros e não se sentem envergonhadas em mostrar isso. Sempre que eu desenvolvo meus projetos (Panificação Artesanal; Quem alimenta, educa; Artesanato; e Oficina de Beleza), sinto que eu deixo toda a minha energia com eles. Meu corpo está realmente exausto, mas meu coração estava cheio de amor.
Sou eu, a educadora, quem leva a maioria das lições e vantagens desse relacionamento. Se “todos nós pudéssemos dedicar um pouquinho do nosso tempo para os outros, sem dúvida o mundo seria mais justo e humano."


"Há dois anos sou Educador Universitário e estou cursando Design.
No começo é sempre difícil, nunca sabemos o que vamos encontrar, também confesso que surgiu um certo “medo”. Meu Deus o que vem pela frente? Mas com o passar do tempo tudo isso foi embora, e ficou apenas um belo trabalho desenvolvidos aos finais de semana nas aulas de futebol.
Ser Educador Universitário no Programa Escola da Família, é dar a oportunidade para que outras pessoas realizem seus sonhos.
É ver crianças, adolescentes e jovens crescendo com propósitos, confiança e acreditar que o futuro pode ser diferente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário