sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A Importância do Programa Escola da Família


O Programa tem estimulado o voluntariado, a solidariedade, com enorme variedade de atividades.

O Programa Escola da Família é uma iniciativa que une mais de 5 mil profissionais da educação, 18.548 estudantes universitários e 20.885 voluntários para criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e desenvolver hábitos saudáveis junto aos mais de 7 milhões de jovens que vivem no Estado de São Paulo.

O objetivo do Programa é a abertura, aos finais de semana, de 2.334 escolas da Rede Estadual de Ensino, transformando-as em centro de convivência, com atividades voltadas à áreas esportiva, cultural, de saúde e de trabalho.

O Programa desenvolvido em todo o estado tem se mostrado bastante eficiente quanto aos seus propósitos.

Um dos bons exemplos deste trabalho é aquele desenvolvido na “E. E. Profº João Baptista Negrão Filho”, na cidade de Rio Claro.

A Profª Simone Cerri, Educadora Profissional desta escola, expõe sobre a importância deste Programa.

“Cidadã, democrática e plural, a Escola da Família acolhe alunos e membros da comunidade, fortalecendo a cultura da paz e surpreendendo positivamente a todos. As atividades são socioculturais, esportivas, de promoção de saúde e de qualificação para o trabalho com o desenvolvimento de competências e, habilidades visando o mercado de trabalho.
Cidadania se aprende na escola, e para aprender não há idade. Assim o Programa faz com que a comunidade esteja envolvida neste processo, reconhecendo que a escola é um lugar a ser preservado, um espaço de todos. O Programa tem estimulado o voluntariado, a solidariedade, com enorme variedade de atividades."

Para a professora, falar em cultura de paz é falar nos valores essenciais à vida democrática: igualdade, liberdade, respeito aos direitos humanos e à diversidade, justiça, liberdade, tolerância, diálogo, reconciliação e solidariedade.

É necessário que se construa uma escola mais acolhedora, mais significativa e mais aberta.

Na “E.E.Profº. João Baptista Negrão Filho”, aos sábados e domingos, no horário das 9h00 as 17h00 são oferecidas as seguintes atividades:

1. Eixo-Cultural: Oficina Musical; Hip-Hop; Aulas de Axé, Desenho Artístico.

2. Eixo-Esporte: Recreação; Tênis de Mesa; Basquete; Futebol; Vôlei; Judô; Corda; Xadrez; Dama.

3. Eixo-Qualificação para o Trabalho: Artesanato; Fuxico; Biscuit; Bijuteria; Pintura em Tecido.

4. Eixo-Saúde: Lanche da Tarde; Horta Comunitária.

No próximo dia 28 de novembro, esta escola estará completando o seu 6º aniversário do Programa Escola da Família, na unidade escolar.

Durante todo o dia ocorrerá várias atrações como, exposição da oficina de Artesanato, campeonato de Futebol e Corda, apresentação do Judô, Axé e Hip-Hop.

A Educadora Profissional, Simone Cerri, assim como toda equipe do Programa, se sentirá feliz com a visita da comunidade para as comemorações, que se realizarão nas dependências da escola.

Um comentário:

  1. Gostei muito do post...
    Minha mae é educadora profissional e agora tambem virei educador universitário e percebi a grande diferença que isso faz na vida das comunidades, pois estao lá aprendendo e muitas vezes, se livrando dos muitos perigos que existem por ai.
    Muito obrigado Joao!

    ResponderExcluir